domingo, 20 de maio de 2012

Anorexia e bulimia.


Há algum tempo eu quero falar sobre esse assunto aqui no blog, só que eu acabo deixando para depois e esqueço. Mas hoje assisti o documentário "Stay Strong", nele a Demi Lovato revela tudo o que ela sentiu antes, dentro e após a reabilitação. E ele me inspirou a fazer esse post, como eu fiz um trabalho para a escola sobre isso, já tenho um conhecimento e vou compartilhá-lo com vocês.

Anorexia
Uma pessoa que sofre de anorexia, quando ela se olha no espelho, por mais que ela esteja magra, ela se acha gorda, a anorexia vai fazendo a pessoa diminuir a alimentação, até ficar com aparência esquelética. Com o tempo a anorexia pode se agravar e causar serias complicações como alterações no ciclo menstrual, compulsão por exercícios físicos, vontade de pesar-se com freqüência, situações de descontrole seguidas por uso de laxantes e dietas absurdas e o medo intenso relacionado ao ganho de peso.
  
Bulimia
Já na bulimia que também é obsessão por emagrecer, a pessoa apresenta um peso comum e
se alimenta de forma normal. O problema está no momento em que a pessoa bulímica come e tenta se livrar do que comeu, provocando vomito. Uma pessoa com bulimia pode apresentar pele ressecada, fadiga, oscilações de humor e alterações no ciclo menstrual. Bem como gastrite, esofagite, entre outras doenças que prejudicam seriamente o esôfago e o estômago.
Geralmente, a pessoa sofre desses dois distúrbios alimentares ao mesmo tempo, é como se um completasse o outro. Navegando na internet é fácil encontrar sites e blogs Pró-Ana/Mia elas dão seus depoimentos, falam o que elas fazem pra emagrecer, comentam sobre a vida delas e fazem cartas para Ana, que é a abreviação de Anorexia, e para Mia, que é a abreviação de Bulimia:

 “Tanto físicas como psicológicas, não sei, eu tinha melhorado da gastrite, mas agora as dores voltaram estão mais fortes nem sei por quê. Tinha parado de miar, mas quer saber que se **** tudo. Eu vou voltar a miar, e com o eca eu sinto meu coração acelerado, fico meio fraca e fico tremendo muito! Mas que se dane, emagrece então vale apena. E mas uma coisa,  não quero conselhos de que a Ana mata é doença eu sei de tudo e mais do que ninguém eu sei os efeitos colaterais, não peço que me entendam só que não me julguem, porque já falei e repetirei: Se for pra morrer, morrerei, feliz e magra!”

Nesse depoimento, a garota se refere a miar como vomitar. "Eca" é um coquetel bastante conhecido entre fisiculturistas e pessoas que buscam emagrecer, cujas siglas pertencem a substâncias que juntas atuam de forma mais eficaz na queima de gorduras. Efedrina, Cafeína e Aspirina constituem a "ECA". Essa garota conhece os riscos que ela está tento, mas ela não se importa, pois o que ela realmente quer é ser magra, não importa o que aconteça.

"Oi, ainda estou de NF são quase 3 dias. Hoje na escola achei que iria perder o controle, era macarrão, uma delicia. Que ódio que me deu, me segurei e fiquei olhando a minha amiga comendo e pensando o tanto que ela ira engordar, no final estou eu aqui muito feliz com meu Nf. Em dois dias emagreci 2 quilos estou tão bem comigo mesma, sinto que depois de tantas decepções a Ana está finalmente ficando orgulhosa de mim. Hoje na aula senti que iria desmaiar, sei lá tudo meio que rodava, eu nunca desmaiei na vida. Estou bem fui andando pra escola. Só estou com falta de ar e meu coração fica batendo rápido. Mas dois quilos a menos valem à pena."

Já nesse depoimento, NF significa “No food” (sem comida), é uma dieta dos 2, 4, 6, 8,10 kcal. Começa com 10 Kcal e acaba no final da semana com 20 Kcal. É totalmente proibido comer alguma coisa sólida. É válido somente sucos, mais nada. Para ela, é preciso fazer com que a “Ana” se sinta orgulhosa dela, se sinta feliz com o que ela está fazendo, para ela a Ana é uma amiga. E ela também acha que vale a pena passar mal por dois quilos a menos.

Se você sofre ou conhece alguém que sofre desses distúrbios peça ajuda para alguém que você confie, principalmente adultos. Pois isso é um problema muito sério e precisa ser tratado. Só que o mais importante é confiar em Deus, e ter fé em que ele pode te ajudar. Várias famosas já sofreram com isso, como a cantora Anahí Portilla, que representou a “Mia” em rebelde no ano de 2004, sofria de anorexia nervosa e quando voltava de viagem com sua família, seu coração parou por 8 segundos por conta da anorexia; como a Demi Lovato que até fez um documentário super emocionante sobre isso (se quiser assistir clica aqui) e várias outras. Espero ter informado e ajudado alguma de vocês. E não importa se você é magra, gorda, baixa, alta, o que importa é o que tá dentro de você. Não tente seguir esse padrões de beleza, pois cada uma tem sua beleza própria. 

4 comentários:

  1. oii!
    tudo bem?!
    estava passeando na blogosfera ( XD ) e achei o seu blog.
    o tema do seu blog é mttt lindo!!!
    hj eu queria t convidar a ver minha nova postagem antes de eu viajar...
    é sobre "inspiração".
    aqui o link:
    http://oblogdapp.blogspot.com.br/2012/07/inspiracao-bob-esponja-e-patrick.html
    espero vc anciosamente no meu blog!!!
    bjs
    OBS: ah, prometo que vou passar mais vezes no seu blog ok?
    =D

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou do blog, visite mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. quero emagrecer 40 kilos me ajudem me sinto sem forças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ir primeiro ao nutricionista, ele lhe mostrará tudo o que você precisa fazer de uma forma saudável sem causar riscos a sua saude

      Excluir